Escolha Profissional


" O que ser quando crescer?" 

Quem aqui nunca se perguntou essa frase durante a infância?




Toda Criança brinca de escolinha, médico, cozinheiro, jogador de futebol... Sem se dar conta de que em um determinado momento da vida, terá de fazer uma escolha.

Na minha opinião, é umas das escolhas mais difíceis da vida, porque a sua "profissão" deve ser algo que te dê prazer em fazer, e que dê vontade de acordar cedo todos os dias pra trabalhar e transmitir amor para outras pessoas.
Ninguém gosta quando entra em uma loja e é super mal atendido pelo vendedor, ou quando pisa no pé de alguém no ônibus logo cedo e aquele "tiozinho" te xinga de todos os nomes possíveis. Isso são reflexos de pessoas que não estão num bom dia. Mas, em determinados casos esse "Bom dia" nunca aparece. Algumas pessoas vivem em constante mau humor e deixam transparecer isso em sua profissão. Portanto, penso que se for pra fazer algo sem amor, que não o faça!
A nossa escolha profissional deve ser algo que amamos, nos identificamos e temos prazer pra pôr em prática.

Muitos adolescentes se vêem obrigados a sair do Ensino médio e arrumar uma profissão. Procuram desesperadamente um vestibular para ingressar numa faculdade, sem nem ao menos saber o que querem da vida! E é nessas que muitos se arrependem no meio do caminho, e abandonam anos e anos de estudos. 

Uma dica que me deram quando eu ainda tava em duvida do que seguir foi: " Não tenha pressa". Não tem razão para querer fazer algo só porque os seus amigos fazem, ou porque a sociedade coloca alguma expectativa sobre você. Antes de qualquer coisa ache dentro de si "O que te faz bem". Aquilo que você sabe que mesmo com o passar dos anos vai continuar amando.
Por exemplo: Se você gosta de ler, procure algo relacionado a escrita e leitura (Letras, Jornalismo...)
Se gosta de cálculos, algo relacionado a matemática (Engenharia, Arquitetura...)
E assim você vai se descobrindo. Se fizer algo que realmente goste, quanto mais conhecimento tiver, mais você vai amar! 

A minha experiencia:

Desde pequena (Criança né? Pequena eu ainda sou), meus planos e sonhos eram de ser uma grande pediatra. Mas, com o passar dos anos, eu simplesmente desisti.
Terminei o ensino médio e fui fazer um técnico de enfermagem (Como vocês já perceberam, as minhas escolhas eram todas em cima da Área da saúde), porém no decorrer do curso vi que eu estava no lugar errado. Me perguntava diversas vezes "O que eu tô fazendo aqui" enquanto estava assistindo uma aula. Por fim, abandonei o curso!
Resolvi fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e mais uma vez me vi num poço enorme, escuro e sem saída. Afinal. que "raio" de profissão eu iria escolher? Já tinha feito um curso e abandonado, não queria ter que abandonar a faculdade também... 
Durante o período que aguardei as notas saírem, fiquei pensando no rumo da minha vida. Até que, lembrei - me do meu gosto por esportes e saúde (Mas, uma vez a Área da saúde dominando) e me dei conta de que precisava de algo nesse sentido. 
Ao me inscrever para o ProUni, coloquei a opção Nutrição e a opção Educação Física. E, adivinhem?
Eu Paseeeei \o/ . Na segunda opção (Educação Física) com bolsa integral para Universidade Estácio de sá. 
Foi uma fase da minha vida, que eu esbanjava alegria, queria contar pro mundo que agora era uma "universitária" rs. Porém, eu entrei de gaiato na faculdade, porque o meu curso é Bacharel e eu pensei "E agora, que área da educação física cursar?" Eu posso dar aula de ginástica, futebol, natação... São tantas opções que eu não tinha noção de onde me encaixar. 
Agora estou indo 4° período e pretendo me tornar uma preparadora física em clubes. Mas, nunca se sabe né? Talvez até o término da faculdade eu queira ser algo totalmente diferente.

Essa confusão que acontece na nossa cabeça é algo extremamente normal, até porque como eu já disse escolher uma profissão não é nada fácil. O importante é que você não abandone seus sonhos! Busque por aquilo que te faz bem, e se você for bom no que você faz, terá sucesso! 


Por mais difícil que seja a escolha, eu sei que no fim vai valer a pena. Não Desista!

3 comentários:

  1. Parabéns,bela história, quanto a mim,estou na dúvida do que fazer....isso está me encomodando de mais......mais tudo vai certo em nome de Jesus.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai dar sim, Não desista! Deus tem o melhor pra ti

      Excluir
  2. Parabéns, Linda historia a sua ! Ainda estou na dúvida , porém ainda falta bastante tempo para me decidir! Amei seu blog ♥ Beijos | aprendinasnuvensblog.blogspot.com

    ResponderExcluir

Voltar ao topo